A prevenção de acidentes do trabalho, a promoção da saúde ocupacional, a busca de ambientes de trabalho saudáveis etc. não prescinde da participação ativa dos trabalhadores.
Responsabilidade essencial das empresas, sem a decisiva colaboração dos trabalhadores dificilmente os objetivos nessa direção serão atingidos.
Para tanto, há que se desenvolver comportamentos seguros que englobem aspectos fundamentais como: percepção de perigos e riscos, identificação de possibilidades de incidentes e acidentes e consequente comunicação, identificação de oportunidades de erros humanos e devidas correções etc.
Tais comportamentos requerem avaliação da própria empresa e de seus colaboradores no que se refere à cultura de segurança vigente e, muitas vezes, seu aprimoramento.
Esse não é um trabalho corriqueiro e requer metodologia que desafie e instigue os envolvidos na busca da melhor cultura de segurança possível para que acidentes e doenças sejam evitados.
A INTERFACE e seus consultores podem auxiliar as empresas interessadas em desenvolver o comportamento seguro, fazendo com que ele se materialize a partir da política para a prática, com ações e decisões de sua direção e de seus trabalhadores.
Contate-nos: faleconosco@interfaceconsultoria.com.br